sábado, 19 de março de 2011

modiGLIANi e sUAS FORmas

Amedeo Clemente Modigliani, o mais novo dos quatro filhos de Flaminio e de Eugenia Modigliani, nasceu em 12 de julho de 1884, em Livorno (Leghorn), na Toscana. A família pertencia à burguesia judaica mais secularizada, mas devido a uma crise econômica na Itália a empresa da família abriu falência e para ajudar às despesas da casa a mãe de Modigliani começou a dar lições particulares e a fazer traduções. Modigliani cresceu num ambiente de literários e filosóficos e situações financeiras precárias.
Em 1898, Modigliani contraiu febre tifóide e o seu destino de artista lhe é revelado num mítico sonho delirante. Depois de restabelecido, abandonou a escola e estudou com o pintor Guglielmo Micheli na Academia de Arte de Livorno.
Guglielmo Micheli era artista de Livorno, ex-aluno de Giovanni Fattori, recebeu de seu mestre a paixão por paisagens e animais, principalmente bovinos e eqüinos.
Em 1902, Modigliani inscreveu-se na Scuola Libera di Nudo em Florença e tem aulas com Giovanni Fattori. Visitou museus e igrejas de Florença e estudou a arte do Renascimento.
Nas Bienais de 1903 e de 1905, viu as obras dos Impressionistas franceses, esculturas de Rodin e pinturas que se inserem na corrente do Simbolismo.
No início de 1906, o pintor foi para Paris. Instalou-se num pequeno estúdio em Montmartre e freqüentou aulas de modelo-vivo na Académie Colarossi. Conheceu Maurice Utrillo, seu amigo toda por toda a vida. No outono, trocou conhecimentos com o pintor alemão Ludwig Meidner, que o descreve como "o último boêmio autêntico".
Em 1907, o pintor Henri Doucet leva Modigliani para a casa da Rue de Delta, que o jovem médico Paul Alexandre e o irmão alugaram para apoiarem os jovens artistas.
Modigliani visitou a retrospectiva de Cézanne, que o impressionou profundamente. Os seus quadros revelam uma forte influência dos modelos Simbolistas assim como os quadros de Toulouse-Lautrec e de Edvard Munch.
Modigliani expôs seis quadros no Salon des Indépendants em 1908, incluindo 'A Judia'. Apesar da saúde débil, participa da vida boêmia e dissoluta dos artistas de Montmartre.


Modigliani pinta, em 1915, um retrato de Picasso. No ano seguinte fez muitos retratos de contemporâneos famosos.
Em 1917, pintou uma série de cerca de trinta pinturas de nus. Em abril, Modigliani conhece uma jovem de dezenove anos, Jeanne Hébuterne, que estuda na Académie Colarossi. Mudaram-se para um apartamento na Rue de la Grande Chaumière. Em 3 de dezembro, foi inaugurada a sua primeira exposição individual na Galeria de Berthe Weill. A exposição foi forçada a encerrar-se durante a inauguração, porque os seus nus foram considerados escabrosos.

Em 1919 houve apresentação de várias obras de Modigliani em exposições realizadas na Inglaterra. Foi exposto em Heale, na mostra de 'Pintura Moderna Francesa', e na Hill Gallery em Londres. Os colecionadores de arte inglesa começam a comprar os seus quadros.

Em 24 de janeiro de 1920, Modigliani morre no Charité de Paris.





Nenhum comentário: