sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A insPIRAÇÃO de maTISSE

Moreau percebeu a tendência artística de Matisse e incentivou sua dedicação para aperfeiçoar seus meios de expressão pictórica, assim como os estudos das obras clássicas no Louvre, onde o artista passou grande parte do seu tempo estudando.
Após o período intenso de estudos, não demorou muito para sentir-se atraído pela intensidade das cores, principalmente depois da viagem que fez à Toulouse e Córsega, onde a luminosidade do mediterrâneo permitiu que sua sensibilidade artística atuasse nas paletas de cores quentes e intensas.
Matisse queria ter o domínio do uso das cores, do mínimo possível de meios para o máximo de resultados[1], com isso dedica-se ao estudo das obras de Cézanne.
Em 1899 comprou As Banhistas (Les Baigneuses/ Cézanne); estudando suas obras ele apreende que a cor pode construir os volumes, e os tons são forças que precisam encontrar equilíbrio na composição.
Como podemos observar na obra de Cézanne, O amor em gesso, há uma paleta diversificada de matizes que formam o jogo de cores que definem o volume das figuras.
Há também a presença de linhas que delimitam as formas e as pinceladas fortes que determinam o movimento presente na obra.

O amor em gesso (1884/85)
Segundo Cézanne: o olho não é suficiente, é preciso refletir, e baseado nestes conceitos Matisse não se preocupa com a reprodução fiel da imagem, mas na construção da mesma por meio das cores e da composição visual de forma harmônica.
Nesta obra Cézanne brinca com a perspectiva, criando uma profundidade inclinada que encontra a estabilidade no corpo da estátua, para este artista o equilíbrio é um dos principais fundamentos da composição visual.
A geometrização das formas e a presença do preto também são características encontradas nas obras de Matisse, como notamos em O torso de gesso, que assim como na obra de Cézanne, têm como figura principal uma escultura de gesso.

O torso de gesso (1919)
Na composição de Matisse o torso é representado ao lado de um vaso com flores, há geometrização do plano e do fundo, linhas retas que se harmonizam com a envergadura do torso criam um equilíbrio na obra.
Ao fundo podemos observar uma pintura que lembra a estampa de um tecido. Matisse tinha um verdadeiro fascínio pela cultura do Oriente, sentia-se atraído principalmente pelos tecidos, aparato também muito freqüente nas obras de Cézanne.
Nas duas obras, as figuras em gesso apontam para o lado direito, como se apontassem para a figura ao fundo. Nas duas obra há uma imagem ao fundo superior que nos remete à uma figura humana de joelhos, na obra de Cézanne, esta imagem nos lembra uma escultura, enquanto na obra de Matisse vemos claramente que a figura é uma pintura. Ambos artistas eram apaixonados pelo desafio de estruturar a forma, retratar o volume dos corpos, por meio das manchas compostas pela diversidade de matizes e tons.
A música e A dança, são obras importantes desse artista, nelas além de visualizarmos claramente o tema, conseguimos sentir o ritmo e o movimento que o artista propõe.

A música (1939)

A utilização de cores fortes e formas avantajadas são as principais características visuais destas composições.

A dança (1910)

Em La desserte, o vermelho predomina, há uma idéia de tecido que é reforçado pelos arabescos e a repetição dos mesmos, criando o efeito de estampa, nesta obra podemos observar a influência da escola de arte decorativa.

La desserte (1908)

__________________________________________
[1] Pizzo, E. 1969

Nenhum comentário: