Rembrandt Harmensz van Rijn
Rembrandt Harmensz van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 na cidade holandesa de Leyden.
Desde a infância recebeu uma excelente formação humanista, após se inscrever na universidade decidiu seguir sua vocação artística. Estudou no ateliê de Jacob Isaaksz onde adquiriu alguns conhecimentos técnicos.
Após alguns anos entrou na escola de Pieter Lastman em Amsterdã – pintor holandês que recebeu grande influência de Caravaggio.
Lastman era um artista habilidoso, educado na Itália, apresentou a Rembrandt o chiaroscuro, o uso da luz e das sombras para modelar formas e produzir efeitos dramáticos; a técnica seria central à sua arte. Em suas pinturas valorizou com luz o rosto, as mãos e os pés dos personagens.
Rembrandt não só deve à influência a esse mestre pela predileção para efeitos arrebatados e dramáticos, mas também ao amor pela representação de belos móveis, utensílios preciosos e tecidos suntuosos.
Em 1625, em parceria com o jovem artista Jan Lievens abriu um ateliê e devido sua boa relação com o marchand de quadros Endrik van Eylenburgh suas encomendas aumentaram rapidamente.
No início de 1632, mudou-se para Amsterdã, onde fez sucesso imediato com A Lição de Anatomia do Dr. Tulp.
A lição de Anatomia do Dr. Tulp – 1632, Mauritshuis, Haia
A Ronda Noturna, de 1642 (Rijksmuseum, Amsterdam)
A partir desse momento, a vida particular de Rembrandt tornou-se emaranhada, posto que as evidências sejam muito difíceis de interpretar.
Em 1642, o pintor empregou uma viúva, Geertge Dircx, para cuidar de Tito. Em 1649 ela o processou, por quebra de compromisso. Anos mais tarde estava em uma casa de correção, sustentada à custa de Rembrandt.
Hendrickje Stoffels foi trabalhar para Rembrandt por volta de 1647. Ela pode ter sido a causa de seu rompimento com Geertge Dricx.
Hendrickje permaneceu como governanta e amante do pintor até sua morte, em 1663. Em outubro de 1654 nasceu mais uma filha, Cornelia.
No início da década de 1650 havia deixado de ser um sucesso, mas nunca lhe faltaram clientes ricos. Foi provavelmente a má administração que o levou à falência em 1656, culminado com a venda de sua casa em 1660. Tito e Hendrickje formaram uma sociedade para empregar Rembrandt, para que os quadros não caíssem nas mãos dos credores. A família mudou-se para os arredores de Amsterdã.
Morreu em outubro de 1669.
Nenhum comentário:
Postar um comentário